sexta-feira, 27 de abril de 2012

Leitura Dramatizada da Divina Comédia com o Diretor Claudio Neri



LER SEM FRONTEIRAS

Projeto de promoção e ensino da leitura teatral em italiano para crianças e adultos, de origem italiana ou não, na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais (Brasil) em maio de 2012.
Convite para o laboratório de leitura dramatizada da Divina Comédia de Dante Alighieri.

INFERNO

O projeto se propõe como um "convite à leitura" destinado a retomar a função de ler e ouvir, especialmente entre as gerações mais jovens, justificando desse modo o poder evocativo da palavra, em oposição à supremacia da cultura da imagem. A leitura da Divina Comédia objetiva tutelar e promover a língua e a cultura italianas no mundo, revivendo os laços espirituais de compatriotas no exterior com a pátria-mãe e nutrir  entre estrangeiros o amor e o culto pela civilização italiana. A Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321), não é apenas o ápice do conhecimento teológico, filosófico e poético da Idade Média da língua italiana, mas também apresenta aos homens de hoje um catálogo de paixões, ideais e aspirações de eternas falhas morais da alma humana. O convite, portanto, é de nos transformar de ouvintes em leitores, de receptores passivos em participantes ativos, aproveitando as oportunidades que vão surgir, e que não faltarão no futuro, assim como não faltaram no passado: afinal, esta transformação nos é solicitada pela própria Comédia. Leitura dantesca, portanto, ouvindo e recitando.
Método de trabalho:
Dicção, fonética, respiração e educação da voz.
Análise do texto tanto em italiano quanto em português.
Leitura do texto, ritmo e interpretação cênica.
Laboratório dirigido por Claudio Neri.
Laboratório dirigido por Claudio Neri. O diretor e pedagogo, Claudio Neri, nasceu na Toscana, e tem a sorte de ter primos e tios italianos que emigraram para o Brasil em Belo Horizonte há 50 anos. Ele é Diretor Artístico do Teatro do Chá de Pisa, do Festival de Teatro Antroporti, e do Teatro Verdi em San Vincenzo (LI). Ele tem no seu curriculum muitas direções teatrais, atividades educativas em várias escolas na Toscana, realizou várias oficinas de teatro e atualmente é diretor artístico de uma academia de artes em Vicopisano (PI).

Nenhum comentário: